Individualização de hidrômetros
- Morus Gestão de Condomínios
- 9 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

É indiscutível que a cobrança individualizada da água em condomínios é a forma mais justa e ecologicamente correta de se custear o uso desse bem tão precioso.
A individualização de água em condomínio ocorre quando cada unidade paga apenas pelo volume de água consumido, o que permite a cada um acompanhar, mês a mês, o seu gasto de água.
A individualização de água pode trazer diversos benefícios para o condomínio e os moradores, como:
Moradores passam a consumir água de forma consciente e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente;
Fica mais fácil detectar infiltrações e vazamentos nas unidades do condomínio;
Diminuição no preço da conta mensal de água;
Evita a ocorrência de fraudes no sistema de abastecimento de água, como o popular “gato”;
Possibilidade de criar um sistema para a cobrança individualizada de água e gás, diminuindo a taxa condominial;
Pode contribuir no combate à inadimplência, já que há a possibilidade de todas as contas virem no mesmo boleto.
Votação para aprovar hidrômetros individuais
Por ser uma obra que afeta a vida de todos no condomínio, é necessária a aprovação da assembleia. Convoque uma reunião de assembleia com pauta específica para o tema.
Uma dúvida recorrente é: qual o quórum para aprovar a instalação de hidrômetros individuais? O tema divide-se em duas opiniões:
Os que acreditam que é uma Obra Necessária, portanto necessita de aprovação por maioria simples dos presentes na assembleia.
Os que acreditam que é uma Obra Útil, então é preciso conquistar o voto da maioria de todos os condôminos.
Deve-se consultar a convenção do condomínio para conferir se há alguma indicação sobre a categoria em que a reforma se enquadra. Do mesmo modo, é necessário incentivar os condôminos de participarem da reunião, pois essa é uma mudança que pode impactar financeiramente a vida de todos.
É primordial conferir se o município onde o imóvel está localizado possui alguma regra ou lei sobre individualização de água em condomínios. Se a resposta for positiva, a reforma se torna uma Obra Necessária e deve ser concluída dentro dos prazos estipulados pela legislação.
Individualização de água em condomínios antigos
Condomínios antigos podem contar com dificuldades técnicas na hora de se adaptar à individualização de água. Infraestrutura limitada para instalações tecnológicas geram altos custos, que podem variar entre R$1 mil a R$4 mil por unidade.
Para averiguar a situação, deve-se contatar uma empresa especializada. A prestadora de serviço faz uma vistoria no empreendimento e identificar se há possibilidade de instalar aparelhagem de medição individualizada de água ou não. Se o resultado for positivo, deve-se conferir o orçamento para a obra e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O síndico também precisa conferir se a prestadora de serviço oferece um responsável técnico capacitado.
Quando o custo da individualização de água é mais caro do que o rateio da conta de água, é recomendável não realizar a obra por ora. Para compensar, o síndico pode realizar ações de conscientização para incentivar a economia de água no condomínio.
É importante destacar que a Lei Federal 13.312 impõe a individualização de água apenas em condomínios novos, recém-entregues pelas empreiteiras. No caso de condomínios antigos, a adaptação ao serviço é opcional e deve ser analisada com cautela.
Economizar dinheiro é importante, mas é preciso lembrar-se do fator mais relevante de todos: o consumo consciente da água. Portanto, busque evitar desperdícios desse bem tão precioso!
Comentários